- Cidade

Para apoiar pesquisas, editais recebem investimento de mais de R$6 milhões

Mais de R$ 6 milhões serão investidos em programas para apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica, inovação e formação de recursos humanos. Os editais do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) e do Programa de Cooperação para Consolidação da Pós-graduação e Formação de Recursos Humanos no Amazonas (Capes-Fapeam) foram discutidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Conforme o diretor técnico-científico da Fapeam, a expectativa é que a Fundação lance mais de 10 editais em 2019.

Durante o encontro, o diretor técnico-científico da Fapeam, Dércio Reis, disse que a reunião é fundamental, principalmente, pelo fato de os editais serem debatidos junto com a câmara que é formada por pesquisadores.

“Nada melhor do que ouvir o público alvo dos editais que são os pesquisadores que se submetem os projetos aos programas. Isso possibilita criar políticas públicas que atendam não apenas os interesses deles, mas também de apresentar as demandas sociais, envolvidas dentro desse processo de fomento da pesquisa, inovação e tecnologia que precisam chegar até a sociedade” contou.

Reis explicou que o Pronex é um programa desenvolvido pela Fapeam, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), voltado para apoiar a execução de projetos de grupos consolidados, visando dar suporte financeiro aos trabalhos dos grupos de pesquisas, vinculados às instituições de ensino e/ou pesquisa, sem fins lucrativos, no Estado do Amazonas, com atuação na área.

A previsão é que o edital seja lançado ainda neste mês. “Esse programa é a pesquisa no seu melhor ápice voltada para a fronteira do conhecimento, a partir do trabalho dos núcleos de excelência, compostos obrigatoriamente por pesquisadores que atendam alguns requisitos estabelecidos pelo o CNPq”, detalha o diretor técnico-científico da Fapeam.

Outro edital discutido durante a reunião foi do Programa de Cooperação para Consolidação da Pós-graduação e Formação de Recursos Humanos no Amazonas. Pioneiro no Estado, o programa será realizado pela Fapeam em parceria com Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), visando a melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação Stricto Sensu no Amazonas.

“Atualmente, temos um problema já identificado no Estado em relação aos programas de pós-graduação. Hoje, contamos com mais de 70 programas de pós-graduação Stricto Sensu dentro do Estado, mas uma boa parte desses programas estão com nota 3. A intenção com esse edital é fortalecer esses cursos e permitir uma maior internacionalização por meio da troca de experiências de professores do Amazonas, com pesquisadores do Brasil e até do exterior. Com isso, espera-se aumentar o capital intelectual do Amazonas e, consequentemente, as notas desses cursos.”, explicou. Segundo Reis, o edital será lançado ainda no primeiro trimestre de 2019.

“Vamos começar com esses dois, pois fazem parte da estratégia de fortalecimento da pós-graduação no Amazonas. Em seguida, nós temos a perspectiva de lançar outros editais visando a participação de pesquisadores em eventos nacionais e internacionais e publicações, além de novos projetos de pesquisas para a área da saúde, que é fundamental. A ideia também é fomentar programas com pesquisas em áreas pré-definidas. Algumas dessas ações já estão previstas, mas precisamos passar o momento de transição para fazermos um planejamento mais adequado e realista”, finalizou.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *