- Cidade

Prefeitura realiza o lançamento da maratona ‘Manaus Visão Hack 2021’ no Casarão da Inovação Cassina

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto Visão Amazônica, realizou o lançamento da maratona “Manaus Visão Hack 2021” na noite desta quarta-feira, 28/7, no Casarão da Inovação Cassina, no Centro Histórico.

No evento, estavam presentes os secretários municipais da Semtepi, Radyr Júnior; de Finanças e Tecnologia da Informação, Clécio da Cunha Freire, além dos vereadores Elissandro Bessa e Diego Afonso.

Com base no tema “Cidades Inteligentes” e sob formato de Hackathon, o projeto prevê a realização de um conjunto de ações que possuem a finalidade de prospectar soluções inovadoras e sustentáveis para algumas áreas estratégicas da administração pública municipal e colaborar com a formação de lideranças e de profissionais das áreas de tecnologia e inovação na cidade de Manaus.

Para o secretário Radyr Júnior, quanto mais o governo se tornar digital, mais próximo estará a prefeitura do cidadão. “Nós temos a obrigação de entregar os nossos serviços para a sociedade, e a prefeitura está muito focada nisso, em entregar o Distrito de Inovação. É uma responsabilidade muito grande. A prefeitura está realizando ações para essa implementação, e as emendas parlamentares têm um valor muito importante para a gestão pública, pois possibilita a concretização de eventos como este, desafio que nós idealizamos e propusemos ao Instituto. Além disso, precisamos entregar mais capacitação para a área que, eu tenho certeza, é totalmente necessária”, destacou.

Para essa maratona, o diretor financeiro do Instituto Visão Amazônica, Erandir Junior, destacou o desafio proposto pelo prefeito David Almeida para esta maratona, “O objetivo desse projeto é melhorar a qualidade de vida da população através dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Manaus. Desta vez, iremos focar em soluções tecnológicas para otimizar algumas demandas da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef)”.

Além da programação do evento e abertura das inscrições, foram anunciadas um total de 475 vagas em cursos de capacitação em quatro áreas de inovação e indústria 4.0: Gestão de Propriedade Intelectual, Blockchain (bases de registros e dados); Automação (teste de software) e Designer de Interface Mobile.

O público-alvo do projeto é composto por pessoas com perfil empreendedor. A proposta é mobilizar indivíduos de diversas áreas, especialmente aqueles que atuam com inovação tecnológica e jovens que desejam criar negócios de base tecnológica (startups).

Convidada para falar sobre a experiência de participar de uma maratona tecnológica, Esther Pessoa, participante do “Hack Display 2021”, realizado pelo Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia em parceria com a Semtepi, frisou a importância de incentivos por meio de eventos como este. “Eu sempre procuro participar de ações que envolvam tecnologia e inovação, porque acredito que é através de eventos assim que começamos a modificar a cultura e a mentalidade da cidade. É um trabalho em conjunto de pessoas interessadas em inovar e que querem ter voz em um evento, trazendo à tona problemas do cotidiano e, dessa forma, buscando soluções para nossa cidade.

O evento “Manaus Visão Hack 2021” acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto.

*Confira a Programação:*

28/7 – Lançamento da maratona Manaus Visão Hack 2021
2/8 – Abertura das inscrições do Manaus Visão Hack 2021 (Hackathon)
22/8 – Encerramento do período de inscrições do Manaus Visão Hack 2021 (Hackathon)
27/8 – 1º dia de evento (Hackathon): Recepção dos participantes; apresentação do desafio e sorteio dos temas por equipe, início da maratona hackathon.
28/8 – 2º dia de evento (Hackathon): Entrega do resumo estruturado dos produtos e entrega do mapa de funcionalidade.
29/8 – 3º dia de evento (hackathon): Entrega parcial de códigos, documentação, MVP, apresentação dos Pitches para comissão julgadora e encerramento.
15/9 – Cerimônia de premiação dos vencedores do Manaus Visão Hack 2021 (hackathon)

Fonte: Divulgação


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *