- Cidade

Secretário Sabá Reis confirma mutirão de limpeza nos cemitérios e praças da cidade de Manaus

Em apenas 21 dias à frente da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), o secretario Sabá Reis vem trabalhando na velocidade que o momento exige por parte de todos àqueles que servem na referida secretaria. Por conta desse empenho e compromisso, Reis não esconde sua satisfação pessoal principalmente nesse momento de dor com relação aos sepultamentos que são realizados diariamente nos cemitérios de Manaus e desses cemitérios dez são subordinados a Semulsp.

De acordo com o secretário, logo quando assumiu a pasta por sua livre escolha junto ao prefeito David Almeida (Avante), os cemitérios estavam todos às escuras, abandonados com lixo e necessitando de capinação urgente e foi preciso realizar um mutirão “arrochado”. “Teve momentos que no Cemitério Nossa Senhora Aparecida (Parque Tarumã), e pra quem não sabe, lá têm mais de 130 mil pessoas sepultadas, é mais gente sepultadas lá do que moradores da terra em que nasci, Parintins, pra você ter uma idéia. Aquilo é uma verdadeira cidade”, declarou.

Logo de início e enfrentando um grande desafio que foi o de preparar os cemitérios para os sepultamentos das vítimas de Covid-19, Sabá Reis convocou uma equipe para lavar de maneira geral as ruas de acesso com a retirada de várias caçambas com lixo acumulado.

Ainda de acordo com o secretário, a administração do cemitério Nossa Senhora Aparecida era um verdadeiro “chiqueiro”, sendo contrário a esse tipo de ambiente, pois costuma cobrar empenho e compromisso de toda sua equipe. Outro detalhe que não passou despercebido por Sabá Reis foi com relação à poda das árvores, que a antiga gestão não fazia há mais de um ano e demonstrava à população de que a prefeitura não possui gestão.

Com a chegada do período de inverno, um cronograma de trabalho foi elaborado pela Semulsp mesmo com as chuvas freqüentes na capital, ou seja, podagem e limpeza, ficando a pintura de meio-fio para o verão, para evitar o desperdício de material.

“Eu tenho aqui na secretaria o Edinho, que seu sonho e alegria é fazer paisagismo, então se eu tiver “mudas”, não vai faltar local para fazer isso e

tornar nossa cidade mais bonita. Eu vou criar um “viveiro” no aterro sanitário, pois não têm local melhor que não seja no aterro da cidade e a gente produzindo, não será mais necessário comprar”, completou.

Outros locais que precisaram de uma atenção maior foram as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com poda e limpeza em unidades em que as pessoas chegam todos os dias desesperadamente à procura de atendimento e o trabalho já foi realizado em mais de 20 unidades, sendo quase uma por dia e além de cuidar da limpeza, outra equipe faz a sanitização e desinfecção para a redução de bactérias e micro-organismos até os níveis considerados seguros pelos órgãos de saúde pública.

Mutirão de limpeza nas praças

As praças de Manaus também terão uma atenção especial do secretário Sabá Reis, onde um mutirão de limpeza está programado para este sábado nas Praças 5 de Setembro (Praça da Saudade) e Praça Santos Dumont, com uma equipe de cerca de 40 homens, que efetua um trabalho no trecho entre a Estrada do Aeroporto com acesso pela Avenida do Turismo até a ponte do Tarumã, com retirada do matagal que invadia a pista atrapalhando a circulação de veículos.

“Além das equipes que estão nas ruas realizando todo esse trabalho, tenho também a parceria da empresa Águas de Manaus, que fornecem os seis carros-pipas para a sanitização em Manaus todos os dias, em todos os períodos. O Mário Abrãao entregou por doação quatro condicionadores de ar e cerca de 200 colchões para entregar para famílias mais necessitadas. Hoje o restaurante Morada do Peixe vai doar cerca 100 refeições lá no Cemitério Nossa Senhora Aparecida. Nossa secretaria não é hospital, mas trabalha 24 horas durante a semana inteira com um time nas ruas faça chuva ou faça sol com a mesma dedicação e empenho desde quando cheguei aqui”, enfatizou.

Fonte: Redação Portal Leia Mais


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *