- Cultura

Elevação do Amazonas à categoria de Província

Às vésperas das eleições de 07 de outubro no Brasil, a comemoração realizada nesta quarta-feira, 05/09, pelo povo amazonense tendo como referência a data de 5 de setembro, como dia da elevação do Amazonas à categoria de província no ano de 1850, vai muito além como história relembrada pelo desfile das escolas e suas fanfarras no Centro de Convenções, em Manaus. De acordo com escritores amazonenses, no final do século 19, a data representa o fim da exploração e controle pelo governo Pará e suas elites sobre a Comarca do Alto Amazonas.
Fato histórico localizado ainda na fase do Brasil-Império de D. Pedro II, o reconhecimento da nova condição da então Comarca do Alto Amazonas se deu pela Lei 582, do deputado paraense João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, primeiro presidente nomeado em 7 de junho de 1851. A província foi instalada de fato, em 1° de janeiro de 1852, após a posse do presidente, dos cinco vice-presidentes e dos novos funcionários.

Nota de Redação

O Portal Leia Mais reconhece a História e seu caráter científico. Secundarizada por alguns governos e seus ministros,como disciplina dos currículos escolares voltada para formação plena de futuros cidadãos, destacamos neste espaço e em homenagem à data comemorativa de 5 de Setembro, a importância do estudo da História como ciência humana e base para o desenvolvimento de outras ciências co-irmãs.

Parabéns ao Amazonas e seu povo, sempre !

Fonte: REIS, Arthur Cézar Ferreira. História do Amazonas. 2° edição Belo Horizonte: Itatiaia; Manaus, Superintendência Cultural do Amazonas, 1989. – (Coleção Reconquista do Brasil. 2° série; v. 45). p. 121./Foto:Instituto Durango Duarte.

There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *