- Economia

Brasil fica em 5º em ranking de crescimento do PIB e pode superar Rússia em 2027

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,5% no segundo trimestre de 2026, mas perdeu força em relação aos três primeiros meses do ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da desaceleração, o Brasil ficou na 5ª posição no ranking mundial de crescimento trimestral, segundo levantamento da Austin Rating.

O resultado ocorreu em um cenário de desaceleração de várias economias emergentes, afetadas pelos efeitos do conflito no Oriente Médio. O país ficou à frente de grandes economias e de outros integrantes do Brics, como a China, que apareceu na 19ª posição.

Para Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating, a quinta posição representa um desempenho positivo para o Brasil no trimestre. Segundo ele, o resultado coloca o país entre os destaques de um ranking formado principalmente por países emergentes, especialmente da Ásia.

O economista ressalta, no entanto, que o segundo trimestre foi marcado também por uma desaceleração do crescimento em diversas economias.Nesse cenário, Agostini avalia que o Brasil teve desempenho melhor que o de outros países emergentes.

Ele ressalta, porém, que o resultado também reflete fatores internos. “O crescimento tem sido impulsionado pela expansão dos gastos públicos, o que contribui para a manutenção de juros elevados e de uma inflação ainda pressionada”, diz.

Para economistas ouvidos pelo g1, os dados do PIB também mostram sinais de enfraquecimento do consumo das famílias e de setores ligados ao mercado interno.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some