Em um momento em que as maiores potências econômicas globais se voltam para ações protecionistas, a indústria brasileira lança nesta segunda-feira (6) a CFB (Coalização Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras). O grupo coordenado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) tem, entre seus objetivos, reduzir barreiras que prejudicam as exportações locais.
A entidade já identificou 20 barreiras comerciais que, segundo cálculos da FGV (Fundação Getulio Vargas), impediram exportações de US$ 30,5 bilhões em produtos brasileiros só no ano passado. Países membros do G-20, que reúne as maiores economias do mundo, dominam a lista, com 17 barreiras.
Na lista de vetados pela União Europeia, por exemplo, está o pão de queijo. A região proíbe a entrada de produtos com mais de 50% de lácteos em sua composição, mas o pão de queijo nacional tem apenas 20% do derivado do leite. Já os EUA estabelecem cotas para lácteos brasileiros. O suco de laranja paga 7,5% se entrar na China com temperatura abaixo de 18ºC. Se estiver mais alta, o imposto vai a 30%. A vizinha Argentina exige declaração da composição de produtos têxteis.
“O foco da coalizão será atuar de forma proativa para derrubar barreiras que impedem nosso acesso a mercados no exterior”, diz Fernando Pimentel, presidente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), que também vai presidir a CFB.
O diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, diz que a ideia é “trabalhar a competitividade tanto da porta para dentro do Brasil, com a facilitação do comércio, quanto para fora, com a eliminação de barreiras”. Participam do lançamento da CFB o ministro da Indústria, Marcos Jorge, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, entre outros.
Fonte: R7
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