- Economia

Conheça 4 negócios sustentáveis que fazem sucesso

O consumo sustentável está entre os três maiores fatores de decisão de compra para um terço dos brasileiros, segundo pesquisa realizada pela consultoria Nielsen em 2019.

Muitos negócios estão fazendo sucesso com produtos e serviços para esse público que prioriza consumir sem agredir o meio ambiente. Conheça alguns deles abaixo.

Papelão é melhor
Água mineral vendida em caixa de papelão. Essa é a novidade de uma startup paulista, que lançou o produto depois de dois anos de muitos estudos.

O resultado é uma embalagem 100% reciclável e com 82% da matéria-prima renovável, feita de papel, plástico de cana-de-açúcar e alumínio.

Como a ideia é incentivar o reuso, a caixinha tem um bocal maior, para reabastecer com água. Também é possível personalizar com o nome da pessoa.

Mandioca no lugar do plástico
Pensando também na substituição do plástico, tão prejudicial ao meio ambiente, outra startup paulista produz potes, pratos e embalagens usando mandioca.

Na produção dos recipientes, eles usam o amido ou a fécula da mandioca brava, que não é própria para consumo humano.

A inovação está em unir biotecnologia com equipamentos criados pela startup, que transformam amido em uma embalagem 100% ecológica.

“A gente não vende embalagem, a gente vende um conceito de economia circular. O desafio é mostrar esse diferencial para o cliente, para que ele possa entender toda a cadeia, desde a produção até o descarte”, afirma o empresário Stelvio Mazza.

Inovação e sustentabilidade
Reciclar pneus descartados e transformá-los em um selante preventivo, usado para prevenir furos de outros pneus, é o negócio de uma fábrica em São Paulo que faturou R$ 2,1 milhões em 2020.

Quando descartado, um pneu demora até 600 anos para se decompor na natureza. Mas com pesquisa e inovação, o material volta ao mercado como outro produto, após ser triturado como se fosse um pó de café.

A tecnologia foi usada primeiro para pneus de motos, em 2018. No final de 2020, a empresa lançou o produto também para bicicletas, carros, caminhões e equipamentos agrícolas.

Transporte consciente
O setor de logística de e-commerce está usando uma estratégia para se aproximar dos clientes: um selo de carbono neutro, certificação que comprova que a empresa compensa a emissão de gás poluente com uma ação ambiental.

Na prática, funciona assim: todo CO2 emitido pelos veículos usados na entrega de produtos é quantificado e compensado, na mesma proporção, em uma ação ambiental, como preservação florestal ou reflorestamento.

O selo foi criado por uma startup que comercializa softwares de gestão para e-commerces, em parceria com uma consultoria de sustentabilidade.

Durante a pandemia, a procura pela certificação de carbono neutro subiu 40%.

Fonte: G1

 


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