- Economia

Parlamentares britânicos aprovam emenda que torna mais difícil o Brexit sem acordo

Parlamentares do Reino Unido passaram uma emenda que dificulta um Brexit sem nenhum acordo com a União Europeia nesta quinta (18), de acordo com a agência de notícias Reuters.

Boris Johnson, o favorito ao cargo de primeiro-ministro, já deixou claro que considera levar adiante a possibilidade de abandonar o bloco econômico sem nenhum tipo de arranjo.

A regra foi aprovada com facilidade no Parlamento. Ela recebeu votos de membros do partido conservador (do qual Johnson faz parte) e do trabalhista.

A aprovação é um indicador de que Johnson pode ter dificuldade para impor seus planos em relação ao Brexit.

Uma saída da União Europeia (UE) sem acordo poderiam levar o Reino Unido a uma recessão em 2020, de acordo com estimativas publicadas nesta quinta-feira (18) pelo Escritório para Responsabilidade Orçamentária (OBR, na sigla em inglês), o órgão público independente encarregado das previsões econômicas.

“O PIB perderá 2,1%, quase no mesmo nível que durante a recessão do início dos anos 1990”, afirma o organismo em seu relatório, após realizar um teste de resistência da economia britânica para o cenário de um Brexit sem negociação em 31 de outubro.

A libra esterlina perderia 10% de seu valor imediatamente depois de um Brexit seco, e os preços do mercado imobiliário residencial cairiam quase 10% entre o início de 2019 e final de 2021, estima o OBR.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *