- Economia

Presidente do BNDES diz que PIB crescerá de forma contínua no longo prazo

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, disse nesta sexta-feira que a economia brasileira deve crescer sem grandes saltos, nos próximos anos, mas de forma “contínua”.

“Não achamos que vá dar ‘spikes’ [picos] . Vai ser resiliente, de forma contínua, no longo prazo”, afirmou, durante participação em evento da FGV, no Rio de Janeiro.

Ele destacou que esse cenário traz um arcabouço favorável a investimentos de risco. Segundo ele, o momento atual, de baixa dos juros nominais e reais, “é quase um experimento” para o país.

Privatizações
O BNDES tem, atualmente, mandatos para assessorar as privatizações de três distribuidoras de energia elétrica: a CEB (DF), CEEE (RS) e CEA (AP), segundo o presidente do banco “Estamos super animados para concluir essas operações”, disse Montezano.

Segundo ele, as distribuidoras de energia e as Parcerias Público-Privadas (PPPs) em iluminação pública são o “carro-chefe da prestação de serviço” do BNDES ao Estado.

Montezano destacou que o reposicionamento do banco é trabalhar não só no financiamento, mas como assessor do Estado no processo de privatizações. O executivo disse que o banco está preparado para atuar na modelagem de projetos de energia, seja nos setores de gás, eficiência energética e iluminação pública. “A ideia é atuar como um hub [ponto] facilitador”, afirmou.

Na área de financiamento, em si, ele disse que o desembolso para o mercado livre de energia tem grande potencial de crescimento. “Estamos começando a colocar esse barco na água”, afirmou.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *