- Esportes

As quatro maiores estrelas estrangeiras das Olimpíadas sob a ótica dos atletas brasileiros

Na primeira edição das Olimpíadas no século XXI sem as presenças das estrelas Michael Phelps e Usain Bolt, o trono de grande nome dos Jogos de Tóquio está vago. A princípio, tudo leva a crer que o patamar será alcançado pela ginasta americana Simone Biles, que já brilhou nas Olimpíadas do Rio com quatro ouros, e pode levar outros seis em Tóquio. Mas este posto pode ser alcançado por nomes como o decacampeão mundial de judô Teddy Riner, a jamaicana Shelly Ann Fraser, mulher mais rápida do mundo nos 100m rasos, ou o multicampeão da natação Caeleb Dressel.

A ginasta brasileira Rebeca Andrade, que passou por uma série de lesões nos últimos anos que a deixou afastada das grandes competições, tem em Biles a principal rival por um pódio em sua prova preferida: o salto. Ela explica os pontos positivos da americana:

– Eu acho que com certeza é a explosão, ela tem uma força, a técnica também, muitas atletas tem técnica, mas não tanta explosão quanto ela. Você ve a diferença dela fazendo um sol oe outra pessoa fazendo, ah meu deus, sei la, ela é de outro mundo né? Eu não sei que ela tomou quando era criança, mas queria esse leite também (risos). Não tem como explicar, ela não é boa em um aparelho, ela é boa em todas, ela é sensacional – disse Rebeca, se referindo ao fato de Biles ser favorita ao pódio no solo, salto, trave, individual geral, barras assimétricas e a disputa por equipes.

“O próximo grande ídolo da natação”
O nadador americano Caeleb Dressel, que conquistou seis medalhas de ouro no Campeonato Mundial de 2019, tem tudo para ser o maior campeão dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Suas especialidades são os 50m e 100m livre, além dos 100m borboleta. Nos 50m livre, é o atual campeão mundial, quando o brasileiro Bruno Fratus conquistou a prata.

– Eu acho sim o Caeleb Dressel grandíssimo, é o próximo grande ídolo da natação, e em termos de relacionamento é interessante, porque é um dos caras que nadam comigo é um dos caras que eu converso menos, oi e tchau, eu tenho mais relacionamento com outros caras. Acho que tem um gap de idade, me chamando de velho, fazendo o papel de advogado do diabo, mas tem um gap de idade, então o que eu converso mais com os caras são mais próximos da minha geração – disse Fratus.

“Ela é uma inspiração”
Shelly-Ann Fraser tem duas medalhas de ouro nos 100m rasos em Olimpíadas, Pequim 2008 e Londres 2012, e ainda foi bronze na Rio 2016. São, ainda, quatro títulos mundiais na prova. Rosângela Santos, medalha de bronze nas Olimpíadas de 2008 no revezamento 4x100m rasos e finalista dos 100m no Campeonato Mundial de 2017, fala sobre a adversária:

– Shelly Ann Fraser Pryce , ela é bicampeã olímpica, bronze na olimpíada do Rio, ela é a mulher a ser batida, com certeza. Eu imagino ela muuto forte. Eu sei que pra ganhar o ouro eu vou ter que ganhar dela. Dificilmente ela não vai estar na final, teria que acontecer alguma coisa muito espetacular com ela. Ela é uma atleta muito constante nesses últimos 10, 13 anos que eu a acompanho. Ela tá ali, ela tá na marca, mesmo machucada no Rio, ela foi medalha, então ela é uma inspiração, tenho muito respeito por ela muito fora da pista. Dentro da pista é outra conversa lógico, mas eu sei que ela é uma das atletas surreais que existem – disse a brasileira.

“É um prazer”
Teddy Riner é dez vezes campeão mundial de judô e, no currículo, tem três medalhas olímpicas: bronze em Pequim 2008 e ouro em Londres 2012 e Rio 2016. Perdeu apenas uma luta internacional nos últimos dez anos. Rafael Silva foi bronze nas duas últimas Olimpíadas, tem três medalhas em Campeonatos Mundiais e pode ser um dos rivais do francês nos Jogos de Tóquio:

– Olha, é um prazer competir com o Teddy. A gente está junto há muito tempo, desde as categorias de base. Em competições a gente conversa, vê os novos atletas dessa geração surgindo, e a gente conversa sobre a vida. Quando ter filho, o que fazer com a carreira, essas coisas- disse.

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *