- Esportes

Com pódios no skate e boxe, Brasil sobe no quadro de medalhas dos Mundiais de 2019

O ano de 2019, claro, não tem a Olimpíada no calendário. Mas, dá para fazer uma estimativa de como seria o quadro de medalhas de uma edição dos Jogos nesta temporada: somar as medalhas de todos os Campeonatos Mundiais das mais variadas modalidades. E, nesta soma, o Brasil aparece em 13º lugar com 18 medalhas (veja lista abaixo). O país subiu bastante neste ranking com as medalhas no surfe, skate e boxe, conquistadas nas últimas semanas.

Já foram realizados Mundiais de mais de trinta modalidades, como por exemplo natação, remo, canoagem e judô. E muitos ainda estão no calendário, com os de atletismo, levantamento de peso (acontecendo nesta semana), canoagem slalom, ginástica artística e muitos outros.

A tendência é que a China ganhe muitos ouros no Mundial de levantamento de peso, mas que os EUA terminem a temporada em primeiro devido aos resultados do atletismo e da ginástica, que juntos devem trazer 15 ouros para o país.

França e Alemanha devem subir um pouco até o fim da temporada, mas estão em um ano abaixo do esperado. Austrália e Rússia conquistaram mais medalhas do que estava previsto. Coreia do Sul, com apenas um ouro no taekwondo e um no tiro com arco, está longe do top 10 alcançado nas últimas Olimpíadas.

Importante lembrar que as medalhas válidas para esse quadro são as ganhas em provas olímpicas no Campeonato Mundial. Por exemplo, no Mundial de esportes aquáticos, Nicholas Santos, Etiene Medeiros, João Gomes, Felipe Lima e Ana Marcela foram ao pódio, mas não em provas que estão no programa olímpico. O mesmo vale para Pepê Gonçalves da canoagem slalom, da dupla brasileira no remo e três das cinco medalhas do taekwondo.

Para a contabilização do surfe, considerei os resultados alcançados no ISA Games, os Jogos Mundiais de surfe, realizados na semana passada. Isso porque a competição foi realizada no “clima olímpico”, em ondas parecidas com a que teremos nos Jogos do ano que vem, em baterias similares.

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *