- Esportes

Coreia do Sul vai propor ao Norte organização conjunta dos Jogos Olímpicos de 2032

A Coreia do Sul vai propor à vizinha Coreia do Norte uma candidatura conjunta à organização dos Jogos Olímpicos de 2032, anunciou o ministro sul-coreano dos Esportes, Do Jong-hwan. O desafio estará incluído na terceira cúpula intercoreana prevista para acontecer na próxima semana, em Pyongyang. O ministro acompanhará o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na visita à capital norte-coreana e aproveitará o evento para fazer a oferta.

– Vou fazer essa proposta ao Norte em nome da paz. Seul e Pyongyang organizarão os Jogos em conjunto – anunciou Do Jong-hwan.

No passado, as duas Coreias discutiram a possibilidade de sediar conjuntamente os Jogos Olímpicos de Verão de 1988, mas as negociações fracassaram devido a divergências sobre a distribuição das provas. Dessa forma, a cidade de Seul arcou com o compromisso sozinha. No entanto, uma nova era vigora no relacionamento entre os vizinhos, que formaram uma equipe unificada de hóquei no gelo na categoria feminina para os Jogos Olímpicos de Inverno, organizados pela Coreia do Sul em fevereiro.

Virou símbolo da distensão nas relações entre ambos os países, a cena com as Coreias do Sul e do Norte desfilando juntas no enverramento do evento. O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, disse recentemente estar aberto a conversações entre as duas Coreias no sentido de que se apresentem unidas no desfile e nas competições dos Jogos de Tóquio em 2020.

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *