- Esportes

Discussões políticas internas do São Paulo extrapolam o Morumbi e chegam à Justiça

O Conselho Deliberativo do São Paulo iniciaria na noite da última quarta-feira a discussão para a eleição de dez novos conselheiros vitalícios, um dos passos para a escolha do novo presidente do clube em dezembro. Mas a Justiça mandou o assunto ficar fora da pauta.

Horas antes da reunião, uma segunda ordem, revogando a primeira, permitiu que o tópico voltasse ao debate. A eleição foi concluída na última quinta-feira, mas como o mérito do processo não foi julgado, é possível ainda que ela seja invalidada pela Justiça.

Uma ação proposta por dois conselheiros na semana passada pedia a anulação da escolha dos candidatos ao cargo de vitalícios e a interrupção do processo de eleição. A liminar foi negada na primeira instância, mas deferida em segunda.

O São Paulo, que ainda não tinha sido ouvido pela Justiça, recorreu. E convenceu o desembargador Walter Piva Rodrigues a revogar a liminar. Até a publicação desta reportagem, não há registro de nova decisão no caso.

Nos últimos anos as discussões do clube têm extrapolado os salões do Morumbi. Levantamento feito pelo ge no site do Tribunal de Justiça de São Paulo mostra que 11 ações foram protocoladas para questionar decisões internas desde 2014, data da mais antiga disponível para pesquisa.As motivações são diversas: há pedidos para acesso ao contrato de atletas, afastamento do presidente, para anular reuniões…

Nem todos os pedidos são acolhidos pela Justiça, mas alguns, como no caso desta semana, avançam.

– A partir do momento em que você precisa ver um contrato de um jogador e não consegue, em que você quer saber como funciona o departamento de golfe do São Paulo, e você não consegue, só resta um caminho: a Justiça – diz o conselheiro Denis Ormrod, autor de cinco das 11 ações do levantamento.

Ele reclama da falta de transparência da atual gestão são-paulina. Na Justiça, já tentou forçar o afastamento do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e do presidente do Conselho, Marcelo Pupo, sem sucesso.

Conseguiu, porém, decisão favorável em pedido para ter acesso a contratos transferência de atletas como Hernanes, Daniel Alves, Antony e Jucilei. O clube recorre – e ainda não precisou cumprir a obrigação.

Fonte: Globo Esporte


There is no ads to display, Please add some