- Esportes

Do shopping para as Olimpíadas, mexicano faz história na patinação

O mexicano Donovan Carrillo estará entre os melhores do mundo nas Olimpíadas de Inverno Pequim, a partir do dia 4 de fevereiro, mas a jornada do jovem patinador artístico até a competição tem pouco em comum com a de seus concorrentes. Sem acesso a ringues de patinação apropriados, ele precisou recorrer à pista de um shopping center para treinar para o evento onde fará história como o primeiro representante do México em 30 anos – desde a participação de Ricardo Olavarrieta Navarro em Albertville 1992.

– A maioria das pistas de gelo do México ficam dentro de shopping centers. Ter que treinar em uma pista com vários tipos de distrações, como patinar com uma música ininterrupta de fundo, dificulta bastante – diz Donovan, de 22 anos, que em 2013 precisou se mudar de Guadalajara para León ao lado de seu técnico depois que o único ringue da cidade foi fechado. – Qualquer um pode aparecer e patinar, então precisamos sempre ter muito cuidado para evitar acidentes com as pessoas.

Filho de professores de Educação Física, Carrillo praticou outros esportes, como ginástica e saltos ornamentais, antes de começar na patinação artística. O interesse pela modalidade foi consequência de uma paixão juvenil: ele se encantou por uma colega da irmã, que dava os primeiros passos no esporte, e para impressionar a menina decidiu se arriscar na pista. O romance não foi para frente, mas ele já havia sido fisgado.

A patinação acabou caindo como uma luva para Donovan, que viu na modalidade uma chance de unir a habilidade ginástica e a paixão pela música. Foi ao som de uma canção do ícone da música mexicana Juan Gabriel que Carrillo viralizou na internet durante o Grand Prix Junior de 2016 e chamou atenção em seu país. Desde então, procura levar a cultura mexicana para a pista, seja através da música ou do figurino. Em Pequim, Carlos Santana embalará sua rotina.

– Poder ver minha bandeira nas Olimpíadas de Pequim será algo especial de verdade, porque representa o sonho de um menino que nunca desistiu. Minha mensagem aos mexicanos que estarão me assistindo é que não importa as dificuldades que aparecerem para você, trabalhe duro e nunca desista – prega Carrillo.

Fonte: Globo Esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *