- Esportes

Dono da melhor defesa entre os grandes da Europa, Real Madrid pode ser campeão espanhol hoje

Ao Real Madrid basta apenas uma vitória sobre o Villarreal nesta quinta-feira para conquistar o 34º título do Campeonato Espanhol de sua história. Essa partida você pode acompanhar em tempo real aqui no Globoesporte.com, a partir das 16h. Mas diferentemente de outros anos, em que o ataque teve o brilho maior, a provável campanha vencedora desta vez ficará marcada principalmente pela solidez na defesa.

Confira a tabela do Campeonato Espanhol
Na atual edição da liga, o Real Madrid disputou 36 jogos até agora e sofreu 22 gols. Desde que a competição foi retomada, após a paralisação por causa da pandemia do coronavírus, o Real venceu todos os nove compromissos e levou apenas três gols. Como comparação: no último título do Espanhol, o único sob o comando do técnico Zinedine Zidane, em 2016/2017, o time foi vazado 41 vezes.

Real Madrid tem a menor média de gols sofridos entre as cinco grandes ligas da Europa: 0,61
A média de gols sofridos por jogo é menor do que a do Liverpool no momento da conquista do Campeonato Inglês, com 21 gols contra em 31 partidas. O Bayern de Munique faturou a Bundesliga com 31 gols sofridos em 32 rodadas. O Paris Saint-Germain foi declarado antecipadamente o campeão francês com 24 gols contra, em 27 jogos. A Juventus lidera o Italiano, sendo vazada 32 vezes em 33 partidas.

Quem chega mais perto é o Atlético de Madrid, em terceiro lugar no Espanhol, com 26 gols sofridos em 36 jogos (média de 0,72).
Defesas dos líderes do top 5 na Europa*

Os campeonatos Francês e Alemão se encerraram, com PSG e Bayern campeões. O Inglês não acabou, mas o Liverpool também já garantiu o título. Real Madrid lidera na Espanha e Juventus na Itália.

Indo além do “top 5” da Europa, apenas o Porto apresenta número melhor. O time se consagrou campeão português nesta quarta-feira, com apenas 19 gols sofridos, em 32 rodadas (média de 0,59).

Uma das razões para isso é a fase de Thibaut Courtois, o goleiro com mais jogos sem levar gols entre as grandes ligas da Europa (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França). Algoz na eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2018, ele se recuperou do desempenho da temporada passada, em que sofreu 48 gols em 35 partidas pelo Real.

Na atual edição do Campeonato Espanhol, o belga disputou 33 jogos. Em 18 deles não sofreu gols – cerca de 54,5%. Nas outras 15 partidas, foi vazado 19 vezes. Em toda a temporada são 29 gols sofridos em 41 jogos. Em se tratando de ligas nacionais, seu desempenho no geral é melhor do que os de Oblak, Neuer, Soria, Ederson e Alisson.

Na temporada de estreia pelo Real Madrid, Rodrygo pode conquistar seu primeiro título de expressão

Há outras explicações para o maior desempenho defensivo do Real Madrid nesta temporada. Como por exemplo as pequenas modificações táticas promovidas por Zidane na transição. Ou o estilo de jogo de Mendy na lateral esquerda, em vez do mais ofensivo Marcelo. Mas uma das principais é a manutenção da última linha com Carvajal, Varane e Sergio Ramos, protegidos por Casemiro à frente. Todos têm pelo menos 30 partidas neste campeonato, em 36 rodadas possíveis.

Com a vitória de segunda-feira sobre o Granada, o Real Madrid ficou a apenas um triunfo do título do Campeonato Espanhol, faltando duas rodadas para o término da competição. A vantagem em relação ao rival Barcelona é de quatro pontos (83 a 79). O Real enfrenta nas próximas duas rodadas Villarreal e Leganés. Já o Barcelona pega Osasuna e Alavés.

– Vamos até morrer, como em todas as partidas. Será o jogo mais difícil dos últimos que tivemos. Aqui há muito ruído sobre celebração, férias, mas temos um jogo e ponto. Temos que concentrar nossas energias outra vez na partida e nada mais. O resto é o resto – declarou o técnico Zidane, em entrevista coletiva na véspera.

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *