- Esportes

Estádio Olímpico completa 70 anos em ruínas e à espera de definição em meio a imbróglio sem fim

No dia 19 de outubro de 1954, o Grêmio inaugurava a segunda casa na história com vitória por 2 a 0 sobre o Nacional, de Montevidéu, em amistoso. Depois de 70 anos, o estádio Olímpico está em ruínas. Ainda sob posse do clube, o cenário de abandono do local coloca gosto amargo na comemoração de aniversário, em meio à indefinição sobre o futuro do Velho Casarão. Também contrasta com o uso da área em uma das celebrações pelos 121 anos do Tricolor.Quem passa pelo bairro Azenha, nos arredores do Olímpico, se depara com o cenário de demolição de um lugar abandonado há mais 10 anos. A implosão prometida nunca aconteceu e o imbróglio que envolve Grêmio, Prefeitura de Porto Alegre, OAS e Karagounis mantém o estádio de pé até hoje envolto de mato e entulhos espalhados. O

 acordo original previa troca de propriedades. O Grêmio entregaria o Olímpico à Karagounis, empresa financiada pelo fundo de investimento do FGTS e administrada pela Caixa Econômica Federal, e a OAS repassaria a Arena ao clube.

Por dívidas a respeito da construção do novo estádio, inclusive com obras no entorno, a troca das chaves nunca ocorreu. O negócio firmado pelo antigo presidente Paulo Odone não foi aprovado na gestão seguinte, pelo presidente Fábio Koff, que começou a renegociar com a OAS, no intuito de antecipar a entrega da gestão da Arena.

A Prefeitura de Porto Alegre afirma nunca ter sido procurada pela OAS para resolver as obras no entorno da Arena e a situação do Olímpico. O prefeito Sebastião Melo chegou a ameaçar a desapropriação do Monumental e tinha estipulado para isso março deste ano como prazo. O tema não avançou e o projeto de lei, discutido há dois anos, nunca foi votado.

A Karagounis se diz pronta, juntamente com o Grêmio, para a fazer a troca das chaves. Para isso, o Banrisul e o fundo de investimento REAG, que permanecem com a dívida relativa à construção da Arena, precisam permitir que se levante a alienação fiduciária.

Fonte: Globo Esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *