- Esportes

Natação brasileira prevê “edição extraordinária” do Troféu Brasil em dezembro para salvar ano de 2020

Para evitar que a natação brasileira tenha um ano praticamente sem competições internas, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) tem preparado para dezembro uma edição excepcional do Troféu Brasil, principal evento do calendário.

A data com a qual a entidade trabalha é de 8 a 12 de dezembro, no Parque Aquático Maria Lenk, Rio de Janeiro. O Troféu, que reúne os grandes nomes da natação profissional do país e tradicionalmente ocorre no primeiro semestre, será organizado em concomitância com o Troféu Júilo Delamare, voltado a atletas de categorias de base. A junção dos eventos ajuda a cortar custos.

Segundo o diretor-geral da CBDA, Renato Cordani, afirmou que a realização ainda depende da situação da pandemia do novo coronavírus. Porém, com as reaberturas recentes promovidas por governos estaduais e municipais em São Paulo e no Rio, há expectativa de que por dezembro seja possível organizar as competições.

– Em 2020, ainda pretendemos fazer o Troféu Brasil. Pensamos em uma competição em [piscina] longa [de 50m], e os atletas estariam fazendo com vistas à seletiva olímpica. Tudo indica que a gente vai fazer a seletiva olímpica em 2021 exatamente igual àquela que idealizamos para 2020 – disse.

A seletiva nacional para as Olimpíadas de Tóquio deste ano estava marcada para começar em 20 de abril. Com o avanço da Covid-19 e o adiamento dos Jogos Olímpicos, no entanto, tudo acabou remarcado para o próximo ano.

– A gente considera importante que os atletas tenham uma competição dentro do país ainda este ano – comentou Cordani.

Na semana passada, a CBDA cancelou eventos tradicionais da natação brasileira no segundo semestre. Como compensação, 19 nadadores do país vão fazer parte da “missão Europa” do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e treinar durante cerca de um mês em Rio Maior, Portugal. O grupo partirá para a Europa nesta sexta-feira. Outro grupo, que incluirá competidores de maratona aquática, irá para Portugal em agosto.

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *