- Esportes

“Nova era à natação profissional”: Ledecky vibra com Liga que enfatiza igualdade de gênero

Previsto para os dias 4 e 5 de outubro, o lançamento de uma nova liga de natação quer revolucionar a modalidade. A International Swimming League (Liga Internacional de Natação), fundada pelo visionário ucraniano Konstantin Grigorishin, apresenta um novo conceito para os nadadores de elite, com equipes estrangeiras competindo em um formato de gênero misto e com os atletas remunerados. Para a pentacampeã olímpica Katie Ledecky a liga “representa uma nova era para a natação profissional, especialmente para mulheres competitivas (como ela)”. Entenda mais sobre o formato e a proposta da Liga abaixo.

– Pular na piscina para a International Swimming League realmente significa uma nova era para as mulheres, já que é uma das primeiras ligas a enfatizar a igualdade de gênero como um dos seus valores – afirmou Ledecky.

Além da norte-americana, os compatriotas Nathan Adrian, Simone Manuel e Ryan Murphy também devem se tornar embaixadores da nova proposta. Além de competir, eles devem ajudar a promover a temporada inaugural, prevista para começar após Tóquio 2020. No entanto, um campeonato inaugural da Liga já está confirmado para Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 20 e 21 de dezembro de 2019, sem conflito de datas com o Mundial de Piscina Curta que está marcado para 11 a 16 de dezembro, em Hangzhou, na China.

Ao todo, oito equipes já foram formadas nos Estados Unidos e Europa. Quatro são norte-americanas: New York Breakers, Los Angeles Current, DC Trident e Cali Condors. As outras quatro equipes europeias estarão baseadas em Londres, Roma, Budapeste e provavelmente na França. As listas completas serão anunciadas nas próximas semanas.

Formato
A competição é dividida em duas fases. A primeira, reúne oito clubes de diferentes países, cada um com 24 atletas, 12 de cada sexo. Nos dois primeiros dias de competição, são eliminados quatro clubes, restando outros quatro para competir mais dois de dias de competição. As provas serão em metros de curta duração (piscina de 25 metros), em vez do formato longo utilizado nas Olimpíadas.

Proposta comercial
International Swimming League é um torneio que está sendo organizado por um grupo bancado pelo bilionário ucraniano Konstantin Grigorishin, dono do grupo Energy Standard. Com o suporte forte da Energy Standard, e tendo a SporCel, empresa britânica que atua na logística do evento, mais a Turnberry Selections e Wasserman Group nos Estados Unidos, o evento tem um caráter comercial e promocional do esporte muito forte. A primeira edição estaria dando aos atletas um prêmio total de 2,1 milhões de dólares.

– O show que vai dar certo! Será uma produção bastante orientada para os fãs – disse a medalhista de ouro e norte-americana Kaitlin Sandeno sobre a Liga.

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *