- Esportes

“Problema do Tite”: provas finais ampliam leque e dúvidas do Brasil para a Copa América

Em nove dias, Tite teve todos os elementos necessários para reorganizar sua lista de opções para a Copa América. Treinamentos, boas e más atuações individuais e coletivas, críticas, elogios, acertos, erros. Daqui até o dia 17 de maio, data do anúncio da lista, a comissão técnica da seleção brasileira vai em busca de detalhes finais para definir os 23 convocados.

Na última etapa de observação, dois jogadores estrearam, alguns foram titulares pela primeira vez, e 22 dos 23 que viajaram entraram em campo contra Panamá e/ou República Tcheca. Somente Weverton, o terceiro goleiro, não disputou nenhum minuto sequer.

Depois da vitória por 3 a 1 sobre a República Tcheca, de virada, Tite e o auxiliar Sylvinho falaram sobre isso.

– Abre um leque maior de possibilidades, com algumas evidências claras – disse o técnico.

– Acredito que fica mais fácil (decidir a lista da Copa América) porque quanto mais atletas tivermos de qualidade, com características diferentes, melhor. Depois é problema do Tite, mas temos ideias bem claras e me atrevo a dizer que saímos daqui com algumas ainda melhores. Nosso grupo de observação já está bem reduzido – ampliou Sylvinho.

Tite abre disputa no ataque e responde críticas sobre “titês”: “Respeito, sem hipocrisia”

Veja então, setor por setor, como está a disputa por um lugar no torneio:

Goleiros
Alisson e Ederson estão garantidos. Weverton, do Palmeiras, desponta como favorito à terceira vaga, mas Neto, do Valencia, já ganhou chance no pós-Copa do Mundo.

Laterais
No lado esquerdo, Filipe Luís, cortado dos últimos dois amistosos por lesão, e Alex Sandro estão muito à frente da concorrência. Alex Telles estreou, mas novas chances devem ficar para o futuro. O que pode dar molho à disputa é uma possível recuperação de Marcelo no Real Madrid, novamente sob comando do técnico Zinedine Zidane. Há pouco tempo, entretanto.

Na direita, Daniel Alves teria vantagem sobre os concorrentes se:

Não tivesse 35 anos;
Não tivesse passado a maior parte do último ano lesionado, inclusive neste momento, sem poder enfrentar Panamá e República Tcheca;
Estivesse jogando na lateral direita do PSG, e não como um ponta mais adiantado.
Tudo isso dá esperanças a Danilo e Fagner, que foram bem nos amistosos. O lateral do Manchester City diante de tchecos, e o corintiano de panamenhos.

Zagueiros
Marquinhos, Thiago Silva e Miranda parecem assegurados na lista, e Militão deu enorme passo para ser o quarto elemento: jovem, rápido e em ascensão na carreira.

Volantes
Arthur e Allan, embora tenham oscilado ao longo dos amistosos, estão se consolidando. Casemiro é um dos pilares de Tite para 2022. A dúvida é seu reserva. O técnico não esconde a vontade de ter Fernandinho, mas ele ainda não foi convocado desde o fim da Copa do Mundo. Seu principal concorrente é Fabinho, em boa temporada no Liverpool. Seus treinos como meio-campista nesses últimos dias agradaram à comissão técnica.

Meias
Paquetá fez seu primeiro gol contra o Panamá, mas deixou a desejar diante dos tchecos. Saiu no intervalo. Talvez, tenha desperdiçado a oportunidade de se firmar já como titular, mas dificilmente não estará no grupo. Felipe Anderson disputa com outro bem mais experiente em Seleção, Renato Augusto, a outra vaga. Coutinho, evidentemente, será convocado.

Atacantes
Se a recuperação de Neymar transcorrer dentro do esperado, craque e capitão do time, é o nome mais óbvio da Copa América.

E aí vem o dilema de Tite. É difícil imaginar que Firmino, Gabriel Jesus e Richarlison fiquem fora. Sendo assim, sobraria apenas uma vaga para um jogador de velocidade, que pode ser David Neres, Everton, Vinicius Junior, Willian ou Douglas Costa.

Destaque em virada, Gabriel Jesus elogia ambiente e reconhece falta de entrosamento

Se a intenção for levar dois desses, Tite teria que cortar um dos centroavantes (Firmino, Jesus ou Richarlison) ou um dos meio-campistas (Paquetá ou Renato Augusto).

O segundo tempo contra a República Tcheca deixou clara a necessidade de dribles e velocidade na frente.

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *