Cinco dos candidatos ao governo do Amazonas participaram de um debate na TV Em Tempo, na noite desta terça-feira (11). Eles disputam o primeiro turno da eleição amazonense que ocorre em outubro.
O debate foi dividido em seis blocos, um para cada candidato, em formato de sabatina. Com a falta do atual governador e candidato Amazonino Mendes, ficaram seis blocos, com um livre. Pariticiparam: Berg da UGT, David almeida, Lucia Antony, Omar Aziz e wilson Lima.
Os candidatos fizeram e responderam questionamentos de temas como Saúde, Educação, Segurança Pública, Geração de emprego e renda, e estratégias políticas para o interior do estado. A regra geral foi: cada andidato sorteado vai ao púlpito e recebe perguntas de tema livre. Foram 30s para pergunta, dois minutos para resposta e um minuto para a réplica.
Além disso, cada candidato teve direito a dois minutos para suas considerações finais. Confira os posicionamento, por ordem de sorteio.
Lucia Antony
“É nesse ano que vamos definir em relação a dois projetos que o Brasil viveu nos últimos tempos. Um projeto de desenvolvimento com inclusão social, iniciado com o presidente Lula, e outro projeto está em curso com um governo que tem retirado o direito dos trabalhadores e levado o Brasil a um verdadeiro caos. Pense bem no seu voto. Vamos juntos construir esse novo estado do Amazonas, onde a população tenha o direito de progredir. Estamos nessa vida para crescer materialmente, moralmente e espiritualmente. Com a crise que estavamos vivendo, com a falta de emprego e a violência, dificilmente nossos filhos terão futuro. Precisamos resgatar nossa dignidade”.
Wilson Lima
“O mundo tem mudado e no Amazonas não é diferente. Nós estamos vivendo uma situação diferente na política. Nunca estivemos tão próximos de mudar a nossa própria realidade. Só depende de você. Quero falar com quem está no interior. O voto, ele é seu. Você não tem que votar em quem o prefeito ou o líder comunitário está mandando. A decisão é sua. Aí você decide se quer continuar do jeito que está, ou se vai apostar no projeto de mudança e renovação. Estou caminhando com pessoas que representam esse novo momento na política”.
Berg da UGT
“Precisamos ter segurança, precisamos ter saúde, precisamos ter educação, precisamos de moradia. As pessoas dos municípios têm que estar realmente amparadas. O Governo do Estado não pode estar ausente nessa situação. Nós estamos colocando, já que nós temos uma vice que é a Ilzanete Campos, nós temos também os nossos senadores que estão apoiando e cada vez mais reformulando os nossos projetos, para que nós possamos chegar até você com propostas palpáveis, com propostas que podem ser realizadas”.
Omar Aziz
“É o pior momento que o estado do Amazonas vive. É o momento da segurança, da economia, da geração de emprego, perspectiva de vida. Não dá para brincar, não dá para apenas dizer os problemas. Tem que ter o mínimo de experiência, tem que ter dirigido alguma coisa e demonstrado na direção daquela coisa que é capaz de resolver os problemas. Falar, quem tem boca fala o que quer, dá opinião. Resolver é para quem tem um legado, para quem resolveu o problema da segurança pública, como nós resolvemos com o ronda no bairro. Para quem já resolveu o problema das greves dos professores fazendo o plano de cargos, carreiras e salários”.
David Almeida
“ O estado do Amazonas pode ser um lugar melhor para se viver. O estado do Amazonas está precisando, primeiramente, de um governador que tenha compromisso com o povo. Aonde o povo possa ser bem assistido nos hospitais, aonde o povo possa ter segurança pública, aonde o povo possa ter emprego, aonde possamos ter geração de renda, aonde nós possamos viver em um estado mais justo. Quero falar para vocês que tem gente que conta histórias, tem gente que ouve história, mas eu estou aqui para te convidar para, junto comigo, escrever a nova história do estado do Amazonas. A história em que o povo vai ser o protagonista”.
Fonte: G1/AM
There is no ads to display, Please add some