- Política

Pai de Jairinho, Coronel Jairo toma posse como deputado, dois anos e oito meses após ter sido preso

Dois anos e oito meses depois de ter o mandato como deputado estadual interrompido ao ser preso, acusado de embolsar R$ 2,8 milhões em propina, Coronel Jairo está de volta à Assembleia Legislativa (Alerj).

O termo de posse foi publicado na quarta (2) e ele já participou da sessão da véspera, em silêncio. A vaga preenchida por Jairo se abriu na sexta-feira (28), quando o deputado Rodrigo Bacellar assumiu a Secretaria de Governo do governador Cláudio Castro.

Coronel Jairo — que é pai do vereador Dr. Jairinho, preso pela morte do enteado Henry Borel — era o suplente de Bacellar.

O “novo” deputado foi preso em novembro de 2018, apontado como um dos 10 parlamentares que integravam a quadrilha do ex-governador Sérgio Cabral (MDB) na Assembleia.

As revelações foram feitas na Operação Furna da Onça, que praticamente recomeçou do zero após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) já em 2021.

Em março deste ano, a Segunda Turma STF remeteu o processo de André Corrêa, um dos réus, à Justiça Eleitoral. Como os processos são conexos, todos os investigados vão responder a ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Na ocasião, um dos investigadores do caso se disse pessimista ao G1 com o desfecho do caso.

“A questão envolvendo a corrupção, tudo aquilo que submeteu o estado do Rio a um flagelo, a práticas não republicanas, fica em segundo plano, submetido à burocracia processual que serve a — nada mais — senão a promover a impunidade. Tenho pouca expectativa que esse processo chegue a um final com julgamento de mérito”, afirmou o procurador Carlos Aguiar.
O que dizia a denúncia contra Coronel Jairo
Entre 2011 e março de 2014, Coronel Jairo teria recebido pelo menos R$ 2,8 milhões de vantagens indevidas. O MPF afirma que o montante pode ser ainda maior, já que a Receita Federal identificou excesso de movimentação financeira nos dois anos seguintes.

Sérgio de Castro Oliveira, o Serjão, era o assessor de Cabral responsável pelos pagamentos. Ele diz que ligava para Coronel Jairo antes de aparecer no escritório com o dinheiro e, no telefone, usava a palavra “reunião” como senha para a entrega do montante.

A investigação comprovou o pagamento da “mesada” por meio da quebra de sigilo telefônico, que mostrou diversas ligações de Coronel Jairo para Serjão, e de uma planilha dos doleiros de Cabral com o indicativo “Jairo”.

O Ministério Público afirma que a função de Coronel Jairo na Alerj era voltada para a prática de crimes, inclusive indicando nomes para o Detran que viabilizavam a fraude em provas para obtenção da carteira de habilitação.

“Jairo moldou sua atividade parlamentar aos objetivos da organização criminosa e praticou atos funcionais direcionados a esses interesses”, escrevem os procuradores na denúncia.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *