A Importância da BR-319 para o Amazonas
A BR-319 representa muito mais do que uma estrada; ela é o símbolo da conexão entre o Amazonas e o restante do Brasil.
Reconstruir seu asfalto é um sonho compartilhado por todos que escolheram esta região como lar e local de trabalho. Contudo, há desafios significativos que precisam ser enfrentados para transformar este sonho em realidade.
Barreiras Ambientais e Indígenas
Áreas de Proteção Ambiental
No entorno da BR-319 existem 38 áreas de proteção ambiental (APAs), sendo:
• Nove (09) no Estado do Amazonas, criadas em março de 2009, durante o
Governo Eduardo Braga;
• Oito (08) no Estado de Rondônia, criadas no Governo Confúcio Moura;
• Onze (11) áreas federais.
Terras Indígenas
Além das APAs, existem 69 terras indígenas nas proximidades da estrada, incluindo:
• Mura;
• Munduruku;
• Apurinã;
• Paumari;
• Parintintin
Essas áreas criam barreiras muito difíceis de serem superadas para a total revitalização da BR-319.Histórico de Tentativas Frustradas Diversos governos tentaram superar os desafios e asfaltar os 885 quilômetros da BR-319:
1. Governo Fernando Henrique (1994 – 2001);
2. Governo Lula (2003 – 2010);
3. Governo Dilma (2011 – 2016);
4. Governo Lula, atualmente.
Porém, as justificativas que barram os avanços permanecem as mesmas:
• Questões ambientais;
• Restrições relacionadas às terras indígenas. Essas questões são como um verdadeiro “abraço de sucuri” nos sonhos da população.
Uma Solução Inovadora: Estrada-Parque
Uma alternativa viável seria transformar o trecho central da BR-319 em uma EstradaParque. Este modelo já foi implementado com sucesso na Estrada-Parque Pantanal, demonstrando que é possível conciliar conservação ambiental e desenvolvimento de
infraestrutura.
Benefícios da Estrada-Parque:
• Preservação dos ecossistemas e da biodiversidade local;
• Respeito às terras indígenas e áreas protegidas;
• Desenvolvimento de um turismo ecológico e sustentável;
• Redução de impactos ambientais negativos.
Conclusão Transformar a BR-319 em uma Estrada-Parque seria um marco para o Brasil, simbolizando a harmonia entre progresso e preservação. Com criatividade,
planejamento e vontade política, é possível transformar este sonho em realidade.
O sonho de uma BR-319 asfaltada permanece vivo, mas é fundamental adaptá-lo às necessidades ambientais e sociais do presente. Assim, a estrada pode se tornar não apenas um caminho de asfalto, mas também um exemplo de respeito à natureza e aos povos que habitam a região.
Manaus, 30 de novembro de 2024.
Professor José Melo
Ex-Governador do Estado do Amazonas
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