- Últimas Notícias

Idam no Careiro da Várzea auxilia na entrega de 29 toneladas de alimentos

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) no Careiro da Várzea auxiliou com apoio logístico e assistência técnica a agricultores familiares do município. Os produtores da localidade, distante 25 quilômetros de Manaus, entregaram no mês de fevereiro um total de 29 toneladas de alimentos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que foram repassados ao Mesa Brasil.

Para a gerente do Idam no Careiro da Várzea, Alcelene Salerno, isso é fruto do trabalho de assistência técnica e extensão rural que vem sendo realizado no município.

“A atividade conta com a implantação de novas tecnologias para melhoria da produção, apoio logístico na comercialização da produção, elaboração de projetos de financiamento e projetos para obtenção de equipamentos através do FPS (Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza), emissão de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e de cartão do produtor primário”, detalhou.

De acordo com a Unidade Local do Idam do município, a Associação de Produtores da Comunidade São Sebastião do Curuçá entregou um total de 18 toneladas de alimentos ao programa PAA/Conab. A associação, presidida pelo agricultor familiar Elisson Santos e instalada em uma área de várzea no município, conta ao todo com 32 agricultores familiares, que participam também do programa PAA/Conab.

Entre os produtos mais produzidos pelos agricultores de São Sebastião do Curuçá estão milho verde, repolho, jambu, maracujá, abóbora, pepino e alface.

Já a Associação de Agropecuários da Comunidade do Divino Espírito Santo do Curari (Asacodesc), fundada em fevereiro de 2017, entregou um total de 11 toneladas de alimentos ao PAA/Conab, que também foram repassados ao programa Mesa Brasil, no mês de fevereiro.

Entre os itens entregues estão couve, alface, jambu, pepino, abóbora e cebolinha. A associação, também localizada em área de várzea no Careiro da Várzea, conta com 25 agricultores familiares e é presidida pelo agricultor Silas Brito.

Na avaliação da gerente Alcelene Salerno, a atuação da unidade local do Idam contribui para o desenvolvimento da agricultura familiar no Careiro da Várzea, pois está presente em todas as etapas do produtivo, horticultura, como na pecuária e na pesca.

Fonte: Divulgação


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *