As obras de construção de duas Unidades de Saúde da Família (USFs), da Prefeitura de Manaus, na zona Oeste da capital amazonense, seguem em ritmo acelerado para entrega até o fim deste mês. Nesta quinta-feira, 3/10, o prefeito David Almeida realizou vistoria técnica nas estruturas que integram a rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Com os serviços em fase final, a USF Lindalva Damasceno, localizada no bairro Tarumã, será entregue na próxima semana. Segundo o chefe do Executivo municipal, a nova estrutura visa ampliar o acesso dos moradores da região aos serviços de atenção básica.
“Nesta sexta-feira, dia 4, está prevista a entrega de mais uma unidade de saúde no bairro Tarumã, na zona Oeste, unidade que vem dar suporte para a população dessa área, como os moradores do Tarumã, do entorno do parque São Pedro e Campos Salles. Com isso, a gente amplia os nossos serviços de atenção primária na cidade de Manaus”, afirmou o prefeito.
A unidade vai contar com capacidade de realizar até 1,2 mil atendimentos diários, com serviços de atenção primária à saúde, incluindo consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, acompanhamento de programas sociais e ações de promoção e assistência à saúde materno-infantil, do adolescente, do adulto e do idoso, conforme explicou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
“A unidade que temos mais próxima daqui fica no Tarumã também, porém é no Parque das tribos, e ficava muito distante para outros moradores da região. E essa unidade terá seis equipes de médicos, seis equipes de dentista, será referência para aproximadamente 80 mil pessoas que moram nas redondezas, e vai contar também com a realização de mais de 20 mil procedimentos por mês, com a carteira completa de serviços da atenção primária”, completou Fraxe.
Ainda na zona Oeste, na rua 23 de Dezembro, bairro Compensa, a USF que está sendo construída na região também recebe os serviços finais para entrega. A estrutura terá capacidade de realizar até 1,2 mil atendimentos diários.
A unidade vai contar com mais de 50 ambientes, distribuídos em dois pisos, com salas de espera, consultórios médicos, consultórios odontológicos, consultório farmacêutico, escovódromo, farmácia, posto de coleta de exames e salas de vacina, inalação, procedimentos, acolhimento, observação, curativos, lavagem, esterilização, além de ambientes administrativos e multifuncionais.
“Essa é uma outra grande unidade que nós vamos entregar ainda neste mês de outubro, melhorando a qualidade de vida dos moradores dessa parte da zona Oeste da cidade de Manaus”, concluiu Almeida.
Fonte: Divulgação
There is no ads to display, Please add some