- Cidade

Comitê presta homenagem aos colaboradores e pode ampliar suas ações no Amazonas em 2019

O Comitê de Combate à Corrupção e Caixa Dois no Amazonas, vinculado ao Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCE, poderá ter ampliada suas ações para 2019. Foi apresentado pelo representante do Conselho Regional de Contabilidade – CRC, Manoel Júnior a proposta da entidade atuar como porta-voz das denúncias e de fiscalização aos parlamentos e governos. A proposta ocorreu nesta manhã de quinta-feira, 13, durante a cerimônia de entrega de placas em homenagem aos profissionais da imprensa e representantes de instituições e entidades da sociedade civil, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, seccional do Amazonas.

Neste ano, a coordenação do comitê conferiu homenagem a profissionais, entidades e instituições, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados nas eleições 2018, ocorrida em dois turnos no Estado do Amazonas. Os homenageados, além do trabalho dispensado em sua categoria de trabalho, contribuíram com as ações de cidadania desenvolvida pelo comitê durante todo o ano, tendo realizado inclusive curso de qualificação para Prestação de Contas de candidatos e partidos políticos. Com destaque, ao trabalho de fiscalização realizado durante as eleições de outubro passado, onde inúmeras denúncias foram encaminhadas para tomada de providências junto ao Ministério Público e à Comissão de Fiscalização do Tribunal regional Eleitoral do Amazonas – TRE/AM.

Homenageados

Como profissionais colaboradores na imprensa, foram homenageados a jornalista Fabiane Nunes de Morais (Jornal Amazonas em Tempo); jornalistas Aristide da Silva Furtado, Geizyara Maria Brandão Rebouças e Antônio Paulo da Silva Santos (A Crítica); jornalista Mara Campelo (Tv Band Amazonas) e o jornalista Jonas Santos de Souza (Blog De Amazônia).

Entidades

Foram homenageados as entidades por meio de seus representantes: Paulo Xavier Ribeiro, Geraldo Ferreira Bendaham, Irmã Santina Perin (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB/Norte1); Jorge Carlos Pires Santiago, Elias Sereno de Souza, Lenilson Ferreira Pereira, Daniel Rocha Nóbrega, Marco Aurélio de Lima Choy (Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, seção Amazonas); Manoel Carlos de Oliveira Júnior, Júlio Ramon Marcchiore Teixeira (Conselho Regional de Contabilidade – CRC/AM); jornalista Wilson Carlos Braga Reis (Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj); jornalista David Carlos de Almeida (Sindicato dos Jornalistas do Amazonas – SJPAM); Emerson Oliveira de Queirós (Sindicato dos Fazendários Estado do Amazonas – Sifam); Inácio Guedes Borges, Nelson Aniceto Fonseca Rodrigues (Conselho Regional de Administração – CRA/AM); Francisco de Assis Mourão Júnior (Conselho Regional de Economia – Corecon)

Instituições

O Procurador Rafael da Silva Rocha, da Procuradoria Regional do Ministério Público Federal no Amazonas – PRE/MPF/AM e o Promotor Eleitoral, Flávio Mota Morais Silveira, do Ministério Público do Estado do Amazonas – MPE/AM, receberam a homenagem, considerada pelos presentes com importante, dado o papel estratégico desempenhado por ambas instituições no certame eleitoral de outubro de 2018.

Data nacional

Em 2018, o evento também celebrou o Dia 9 de Dezembro, consagrado mundialmente ao Combate à Corrupção. Em 2003, na mencionada data, na cidade mexicana de Mérida, o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas, assumindo compromisso por gestões governamentais transparentes e de combate à corrupção.

Para o comitê no Amazonas, entidade da sociedade civil, a chegada de novos governantes ao poder é emblemática na luta contra a corrupção. Os membros do comitê lembram sobre o compromisso assumido pelos novos dirigentes eleitos do Poder Executivo Estadual nestas eleições por meio da assinatura da Carta-Compromisso e prometem após a posse dos eleitos, no dia 1º de janeiro, acompanhar os novos políticos na Assembleia Legislativa e no Governo estadual.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Comitê


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *