- Cidade

Envelhecimento saudável é tema no encontro de idosos

A Prefeitura de Manaus reuniu nesta sexta-feira, 19/10, grupos de idosos da cidade no Dia Único Para o Envelhecimento Saudável, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O evento, que aconteceu na sede da Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Assinpa), no bairro Aleixo, encerrou a programação comemorativa ao Dia Nacional do Idoso, iniciada em 1º/10, e destacou a importância de hábitos saudáveis de vida para o envelhecimento ativo e saudável da população.

Com atividades de socialização, lazer, entretenimento e autocuidado, estimulando o bem-estar físico, mental e social entre a população idosa, o evento contou com atividades físicas como alongamento, zumba e outros ritmos, natação, torneio de baralho e dominó, stand com produtos artesanais, manicure, corte de cabelo e massoterapia. Houve ainda show ao vivo com os cantores Jorge Bártholo e Nunes Filho.

Durante o evento, a diretora do Departamento de Atenção Primária (DAP/Semsa), Ângela Nascimento, ressaltou que as Unidades de Saúde da rede municipal executam durante todo o ano as ações do Programa de Saúde do Idoso, com atendimento médico e os serviços de rotina, além de promoção da saúde para estimular a prática de hábitos saudáveis de vida e, assim, reduzir riscos de doenças.

“A população em todo mundo passa por um processo de envelhecimento, ou seja, as pessoas estão vivendo por mais tempo. Com isso, é cada vez mais importante garantir que a população possa envelhecer de forma saudável e com qualidade de vida. A Semsa tem investido ao longo dos anos na estruturação do Programa Saúde do Idoso, capacitando os profissionais para acolher e acompanhar essa população, e que orientam para a importância da prevenção de doenças, da socialização, da atividade física e da alimentação saudável. O objetivo é colaborar para a melhoria da saúde física e mental dos idosos”, ressaltou Ângela Nascimento.

A compositora Inocência de Lima Pereira, 78, moradora da comunidade Castanheira (zona Leste), participa todos os anos da programação do Dia Único Para o Envelhecimento Saudável e tenta aproveitar todas as atividades oferecidas.

“Esse evento é nota mil e procuro participar todos os anos com os colegas do grupo de idosos Girassol, que reúne pessoas da minha comunidade. Sempre aproveito as atividades oferecidas nessa programação e a interação com os amigos é muito importante para a nossa vida”, afirmou Inocência, que recebe atendimento na UBS Silas Santos, em serviços como consulta médica, nutrição, atividade com profissional de educação física, fisioterapia, serviço social, entre outros.

Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2018, Manaus tem uma população idosa de 128.679 pessoas.

Fonte: Semsa/PMM


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *