- Esportes

Ainda sem grande exibição, Thiago Neves é mais solução do que problema no Sport

A chegada do meia Thiago Neves ao Sport veio acompanhada do peso de ser o maior reforço do Leão na Série A, ainda que o jogador viesse de uma passagem apagada no Grêmio. Passados um mês de clube e seis jogos com a camisa rubro-negra – todos como titular -, ele deu duas assistências e marcou um gol, mas ainda não teve uma grande exibição pelo Rubro-negro.

Porém, participativo nas ações ofensivas, Thiago Neves tem se mostrado como um caminho para o crescimento do ataque do time e que precisa da evolução de outras peças para progredir.

– É nítido que Thiago Neves ainda não teve uma grande exibição, mas o meia tem sido mais solução que problema nas partidas. Praticamente toda boa jogada ofensiva tem o carimbo dele, que elevou o nível da bola parada, já deu duas assistências, fez um gol, mas precisa ter o auxílio de seus companheiros – avalia o comentarista da Globo, Cabral Neto.

Para que Thiago Neves cresça mais e vire protagonista de fato, é preciso que as outras peças do setor ofensivo também apresente melhora. No ataque do Sport, por exemplo, é visível que nenhum centroavante nesta temporada rendeu o esperado.

Assim foi com Elton e Ronaldo, que já saíram do clube. O mesmo caso de aplica a Hernane Brocador, que perdeu a vaga de titular na última partida para dar espaço a Leandro Barcia como um “falso” 9. Outra opção, Mikael ainda encara a primeira Série A da carreira.

– Peça fundamental no futebol atual, o centroavante tem várias responsabilidades no jogo, entre outras: é o responsável por dar o primeiro combate na saída de bola do adversário, quando o time ataca é ele quem dá profundidade pelo meio, segura os zagueiros pra abrir espaço para flutuação dos meias na frente da área, ajuda na conexão entre meias e pontas, se movimenta para gerar desajustes por dentro com a intenção de criar aberturas nas pontas e, claro, fazer gols – pontua Cabral Neto.

Dentro deste cenário de limitação técnica do Sport, também é preciso avaliar que, aos 35 anos, Thiago Neves não apresenta o mesmo vigor físico de antes. Portanto, ser ativo durante a maior parte do jogo é algo mais difícil.

Ainda assim, o meia tem capacidade para desequilibrar seja com passes, finalizações ou na bola parada, que, até o momento, foi a origem das suas assistências para os gols de Marcão, contra o Bahia, e de Marquinhos, contra o Internacional.

Nos números (veja lista abaixo), Thiago Neves, entre os atletas de meio-campo e ataque, só ficou atrás de Mugni em passes certos, no duelo contra o Bragantino.

Diante do Botafogo, ele foi responsável por 1/3 de todas as finalizações do Leão. Já contra o Flamengo, só os volantes e o lateral-direito Patric tiveram mais ações com a bola que o meia.

– Não adianta criar expectativa que Thiago Neves vai dominar o jogo como já foi capaz de fazer anos atrás, sua boa qualidade ainda é visível, mas, se não houver um crescimento no rendimento de outros jogadores no ataque, seu ritmo de jogo não será suficiente para elevar a intensidade da equipe nem gerar volume ofensivo – finaliza Cabral.

Thiago Neves jogo a jogo
Sport 1 x 0 Corinthians – 12ª rodada
Finalizações – 3
Faltas recebidas – 2
Passes completos – 39
Passes incompletos – 3
Bahia 1 x 2 Sport – 13ª rodada
Finalizações – 1
Faltas recebidas – 1
Passes completos – 23 (1 assistência para gol)
Passes incompletos – 9

Flamengo 3 x 0 Sport – 14ª rodada
Finalizações – 3
Faltas recebidas – 0
Passes completos – 28
Passes incompletos – 11
Sport 1 x 2 Botafogo – 15ª rodada

Gol – 1
Finalizações – 4
Faltas recebidas – 0
Passes completos – 28
Passes incompletos – 8

Sport 3 x 5 Internacional – 16ª rodada
Finalizações – 0
Faltas recebidas – 2
Passes completos – 23 (1 assistência para gol)
Passes incompletos – 6

Bragantino 2 x 0 Sport – 17ª rodada
Finalizações – 3
Faltas recebidas – 0
Passes completos – 24
Passes incompletos – 9

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *