- Esportes

Cinco mandamentos de Cuca: técnico do São Paulo segue cartilha para cuidar do coração

Cuca assumiu o São Paulo na última segunda-feira depois de um dos momentos mais delicados de sua saúde. No início de dezembro do ano passado, ele foi submetido a uma cirurgia para corrigir um problema no coração.

Embora tenha retornado ao trabalho e esteja apto a exercer sua função, Cuca agora tem a missão de levar uma vida mais regrada no São Paulo. Os excessos e estresse devem ser coisas do passado.

– É um compromisso com ele mesmo, então se ele não cumpre o que eu digo para ele vai piorar sua saúde. Tem que continuar o tratamento que nós começamos para que sua pressão e sua gordura não aumentem. Hoje ele está com a pressão arterial boa, todos os valores de colesterol controlados. Depende muito dele – afirmou o cardiologista do treinador, Constantino Constantini.

Como o médico mora em Curitiba, cidade natal de Cuca, eles mantêm contato por telefone ou por aplicativos de mensagens. Sem poder acompanhar de perto a disciplina do seu paciente, Constantini “receitou” cinco mandamentos, que o treinador deve seguir à risca.

Os cinco mandamentos de Cuca:

1 – Você tem que decidir o estresse que terá na vida;
2 – Controlar especialmente a comida: comer mais verde, legumes e etc.;
3 – Manter atividade física diária. Caminhar no parque, na praça, no clube…;
4 – Dormir regularmente, e bem;
5 – Meditar. Tirar 30 minutos do seu dia para se manter afastado de celular, redes sociais, e ficar conectado apenas com você mesmo.

E se os mandamentos acima não surtirem efeito, o cardiologista tem uma “carta na manga”, que é infalível diante de Cuca.

– O ponto fraco dele é a netinha (Eloah, de 1 ano e 10 meses). Se perguntar como ela está, ele já abre aquele sorriso. Quando quero que ele cumpra os meus pedidos, pergunto: “Não quer ver a festa de 15 anos da sua netinha? – revelou Constantino Constantini.

O seu primeiro teste do coração será neste domingo, às 16h (de Brasília), diante do Palmeiras, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Paulista. O encontro será na arena palmeirense, onde Cuca conquistou o seu último título como treinador, o Brasileirão de 2016.

Para avançar à final, o São Paulo precisa vencer a partida por qualquer placar. Um empate leva a decisão para os pênaltis.

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *