- Esportes

Fortaleza recebe o 1º Campeonato Internacional de Kite Hydrofoil Freestyle e Wing Foil

A cidade de Fortaleza será a primeira a receber o SuperFoil Brasil 2020. O evento reúne competidores de foil tanto no kite quanto no windsurfe, e as praias cearenses estão entre as melhores do mundo para a prática destas modalidades. A competição será realizada entre 10 e 14 de novembro, na Praia de Iracema. Mas o que significa foil nos esportes à vela?

O Foil é um modalidade recente no universo do esportes de vela em geral e no windsurf é caracterizado por sua tecnologia hidrodinâmica, que permite a prancha flutuar sobre as águas e cuja vela também traz ajustes que a diferencia dos equipamentos mais tradicionais. No hydrofoil freestyle, o conceito de pipa é o mesmo do kite tradicional, já no wind foil, o padrão muda e, literalmente, um novo esporte nasce com ele. A pipa é solta, o velejador a segura apenas com os braços, e o corpo se torna uma extensão ainda mais dinâmica entre prancha e vela.

Será a segunda competição da modalidade em Fortaleza em menos de um mês. No fim de outubro, a capital cearense recebeu o Campeonato Brasileiro de wind foil. No torneio internacional, estão reunidos atletas do Brasil e do mundo, e serve como formação para a primeira safra de velejadores de foil internacionais.

Promessas da terrinha
Ao todo, sete brasileiros estão nas disputa, e dois deles são cearenses. No kite kydrofoil freestyle, Nílson Costa, e entre as mulheres, a única brasileira também é do Estado do Ceará: Liana Maia, representante no wing foil. Ela é dentista, e vai em busca de voos cada vez mais altos para maiores oportunidades no esporte.

Protocolos de segurança
Para que a competição se desenrolasse sem maiores problemas com relação à propagação da Covid-19, a Global Kitesports Association (GKA) e Global Wingsports Association (GWA), entidades internacionais que organizam a competição, elaboraram um protocolo em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, seguindo as recomendações da OMS. Todo acesso ao evento será restrito a atletas e as equipes de produção, através de um perímetro do campeonato delimitado.

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *