- Esportes

Gigante russo de 145 kg chega ao Brasil para defender título do Força Bruta neste domingo

Mais uma vez, a cidade paulista de Cotia dará boas vindas aos gigantes que disputarão o Força Bruta, competição do Verão Espetacular 2021. E no páreo de peso estará o atual campeão do torneio, o russo Mikhail Shivlyakov, que vai brigar pelo bicampeonato com o brasileiro Tiago Aparecido, tetracampeão sul-americano de strongman (atletismo de força), o boliviano Cristian Queiroga, campeão continental de 2020, e o estoniano Rauno Heinla.

Sem presença do público, o torneio de strongman – em sua oitava edição – será transmitido ao vivo no Esporte Espetacular neste domingo a partir das 10h.

Ex-fuzileiro naval e pesando incríveis 145 kg, Mikhail Shivlyakov foi o campeão da edição 2020 do Força Bruta, que pela primeira vez, não contou com a participação de brasileiros. Dessa vez, porém, país volta a ser representado, e com um atleta de currículo considerável: paulista de Biritiba-Mirim, Tiago Aparecido já foi o homem mais forte da América do Sul por quatro vezes.

– Recebi o convite, e a expectativa é muito boa porque venho da disputa do Campeonato Sul-Americano no qual conquistei meu quarto titulo no torneio e ainda consegui quebrar o recorde continental no levantamento da cangalha, com 570 kg em cinco metros – comentou o brasileiro de 36 anos e 136 kg, que já disputou o Força Bruta em 2018.

O segundo desafiante de Shivlyakov será o boliviano Cristian Quiroga, que levou o título continental da modalidade em 2020. Quiroga, que é o mais jovem da disputa, tem 29 anos e 161 kg e aposta em bons resultados na sua primeira participação no Força Bruta:

– Estou muito animado para competir pela primeira vez o Força Bruta, que é um dos eventos mais importantes que temos na América do Sul. Meu objetivo é buscar o lugar mais alto possível no pódio.

O Brasil não é novidade para o estoniano Rauno Heinla, de 38 anos. Com 140 kg, o atleta foi campeão do Arnold Brasil Pro Strongman Champion em 2018, mesmo ano em que faturou a edição australiana do campeonato.

Provas de peso
O torneio contará com três provas que vão exigir força para garantir os pontos pela vitória: a primeira será o medley de três etapas; os competidores começarão carregando uma corrente de 300 kg por 10 metros, partindo para o “Dead Lift”, levantamento de peso que chega a 320 kg com quatro repetições, e por fim, a “Escada Sinistra”, em que subirão cinco degraus de 45 cm carregando um peso de 200 kg.

Favorita, a segunda prova será o “Arremesso de Barril”, em que cada atleta jogará oito barris com peso que varia de 20 a 26 kg por cima de uma barra de cinco metros de altura. O torneio será concluído com uma novidade: a prova “Carga Pesada”, na qual os competidores terão que puxar, com a própria força, um caminhão em um percurso de 15 metros e o vencedor será definido pelo menor tempo.

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *